Neste post reunimos os vídeos das atividades no segundo dia de programação do São Paulo Aberta, evento que ocorreu entre 23 e 27 de outubro e foi fruto de um esforço multi-secretarias da administração municipal. A iniciativa buscou promover a transparência da gestão pública, a participação social, o acesso à informação e a inovação tecnológica na capital paulista.
Representantes e articuladores de redes e movimentos populares, ativistas da cultura digital e pesquisadores marcaram presença em seminários, paineis de experiências de construção e monitoramento de políticas públicas pela sociedade civil, oficinas e grupos de trabalho que discutirão políticas de participação e de transparência no âmbito municipal. A cobertura do primeiro dia de evento está disponível neste link.
Confira abaixo os registros da programação da quinta-fera (24/10), que sob o tema “Governo Aberto à Participação” contou com duas mesas de debates, a apresentação de quatro experiências sobre transparência e controle social e o Café Hacker da Saúde:
Mesa de debate:
- Joana Zylbersztajn - chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
- Frederico Soares de Lima - Coordenador da União dos Movimentos Populares da Cidade de São Paulo e Conselheiro Gestor da STS Penha
- Anna Luiza Salles Souto - Instituto Pólis
- Liane Lira - Coordenadora de Rede de Projetos do Acessa SP e integrante da Transparência Hacker
- Comentadora da mesa: Luciana Tatagiba - Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Mesa de debate:
- Juliane Furno Levante Popular
- Sonia Coelho - integrante da Marcha Mundial das Mulheres
- Diego Rabatone - integrante da Transparência Hacker
- Donizete Fernandes integrante do movimento de moradia
- Debatedora/Comentadora: Beá Tibiriçá - Diretora do Coletivo Digital
Exposição de Experiências:
- Participatório da Juventude - Observatório Participativo da Juventude é um ambiente virtual interativo, voltado à produção do conhecimento sobre/para/pela a juventude brasileira e à participação e mobilização social. Inspirado nas redes sociais, pretende promover espaços e discussões com foco nos temas ligados às políticas de juventude. Iniciativa da Sec. Nacional da Juventude, SGPr e Universidades – Severine Macedo (Secretária Nacional da Juventude)
- De Olho nos Planos - metodologias para a construção participativa e o monitoramento de planos municipais de educação. O portal apoia e estimula o envolvimento das comunidades escolares, trabalhadores(as) da educação, estudantes, pesquisadores(as), gestores(as) e organizações da sociedade civil na elaboração de planos, além de disponibilizar ferramentas digitais de mapeamento e diagnóstico colaborativo. Iniciativa da Ação Educativa com apoio de Undime e Unicef. Denise Carreira, Ação Educativa.
- #DialogoSPDH - Série de conversas com a população promovida pela SMDHC; já foram realizados encontros para a discussão de políticas para LGBT, juventude, migrantes e população de rua. Carla Borges, assessora especial da SMDHC.
- Marcha da Consciência Negra: 10 anos de luta por uma sociedade sem racismo. Marcha que integrou diferentes movimentos em torno da questão de cotas e genocídio de negros. - Flavio Jorge Rodrigues, da SOWETO Organização Negra e Conen – Coordenação Nacional de Entidades Negras
- Comentadora das experiências: Ana Claudia Chaves Teixeira - Núcleo de Pesquisas em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC) da Unicamp
CGM, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, reuniu movimentos, jornalistas, pesquisadores e programadores para debater informações disponíveis na área da Saúde e levantar demandas por novas informações.