Participantes do Dia Internacional de Dados Abertos criam projetos sobre crise da água e fazem pedidos para abertura de novas bases

Na última segunda-feira, 21/02, foi celebrado o Dia Internacional dos Dados Abertos (Open Data Day2015). A celebração contou com mais de cem eventos por todo o planeta, seis desses aqui no Brasil. A edição da cidade de São Paulo, organizada por Transparência Hacker, PoliGNU e Controladoria Geral do Município, foi sediada pelo Labhacker, próximo ao metrô Armênia.

As atividades tiveram início ainda na parte da manhã, horário que não é lá tão apreciado para o público mais característico, e só foram encerradas no final da tarde, às 17h. Neste período, cerca de 30 pessoas, entre programadores, pesquisadores, engenheiros, servidores públicos, arquitetos, jornalistas e estudantes, estiveram reunidos em busca de estratégias para acessar informações e produzir conteúdos relevantes e didáticos que ampliassem a transparência dos serviços públicos.

Divididos em equipes, os participantes trabalharam em duas iniciativas relacionadas ao abastecimento de água na cidade. Um deles foi o  “Mananciais(beta) ” que atualiza o projeto original de Miguel Peixe para ilustrar de forma precisa o que significa o consumo de água do volume morto do Sistema Cantareira. Com a atualização dos participantes, o gráfico passou a expor o percentual “negativo” do nível da represa:

detalhe sabesp

Já o “Clientes Premium Sabesp (beta)” calcula quantas famílias seriam necessárias para consumir um volume de água equivalente ao de cada uma das organizações que possuem contratos com descontos especiais para a utilização dos recursos hídricos.
detalhe sabesp

 

As bases de dados consultadas e utilizadas para a criação dos projetos estão disponíveis nestes documentos: https://pad.okfn.org/p/opendataday-sp-2015 e https://pad.okfn.org/p/dados-aguas-sp
Além disso, as questões levantadas durante o Open Data Day subsidiaram 12 novas solicitações de acesso à informação, que podem dar origem a novos projetos. Os pedidos, direcionados a orgãos da esfera municipal e estadual, podem ser consultados aqui:http://goo.gl/iKe4ZE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>