Devolutiva do Café Hacker Políticas para Mulheres traz subsídios para debates sobre questões de gênero na cidade

Violência Doméstica, Direitos Reprodutivos e informações socioeconômicas são os principais assuntos abordados no Documento

Está no ar a devolutiva do Café Hacker Políticas para Mulheres, realizado em setembro de 2015 na Biblioteca Cora Coralina. O documento, elaborado pela Controladoria em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), contém respostas e observações sobre as 34 dúvidas e demandas apresentadas durante o evento.
A devolutiva atende a dúvidas sobre responsabilidades não só da Prefeitura, mas das três esferas de governo, com respostas formuladas em consulta às bases de dados municipais, estaduais e federais; com o uso de informações disponibilizadas em cumprimento à lei de acesso à informação de forma passiva e ativa; e com estudos de organizações como Fundação SEADE, DIEESE, Cetic.br e Organização Mundial de Saúde. 
As questões foram organizadas em categorias, conforme os eixos de discussão da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres (Enfrentamento à violência; Cultura e comunicação não-sexista; Educação e gênero; Direito à cidade e mobilidade; Autonomia econômica, desenvolvimento e trabalho; Participação política e controle social; Saúde e direitos sexuais e reprodutivos) e os temas novos: Esporte e Orçamento.
O conteúdo compilado serviu, inclusive, para subsidiar as atividades do Café Hacker Oficina, ocorrido em 12 de dezembro — hackday com desenvolvedoras, jornalistas, ativistas e cidadãs interessadas no debate de questões de gênero e em buscar soluções para segurança das mulheres no espaço público.
O evento aconteceu no LabHacker e contou com a presença da equipe responsável pela elaboração da resposta, com integrantes da Coordenadoria de Promoção da Integridade da CGM e da SMPM. Outra participação importante no evento foi da Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (ILUME), que disponibilizou o mapa dos pontos de iluminação pública da cidade.
Confira a devolutiva disponível neste link e deixe suas impressões nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.