O Café Hacker foi uma das iniciativas da Controladoria Geral do Município (CGM) apresentadas na OKFestival 2014. O evento, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de julho, foi organizado pela Open Knowledge Foundation e é considerado a maior reunião sobre dados e conhecimentos abertos, reunindo mais de mil pessoas de 60 países para dividirem seus conhecimentos e experiências em debates e rodas de conversa. Como se poderia esperar, as atividades contaram com grande interação tecnológica, com transmissão via Hangouts e registros em EtherPads.
Coube a Gabriel Ponzetto, diretor da Divisão de Transparência Ativa da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) , representar a CGM-SP no evento, participando da mesa “Cidades Transparentes: criando um quadro compartilhado para governos municipais usarem informação e tecnologia para se tornarem mais abertos, transparentes e participativos“. Apresentando a metodologia e descrevendo algumas edições do Café Hacker SP, Gabrielo Ponzetto apresentou as atividades como uma forma de trazer “hacks” (que podem ser entendidos como “soluções”) para a municipalidade.
Ele também apresentou a série de Oficinas da Lei de Acesso à Informação e a ferramenta de Consulta Pública utilizada para a criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e para a elaboração da Minuta do Código de Conduta Funcional dos Servidores Públicos do município de São Paulo. Para quem ficou interessado, segue a apresentação abaixo, em inglês:
A atividade também contou com apresentações das cidades de Amsterdam (Holanda), Chennai (Índia), Jacarta (Indonésia) e Rio de Janeiro.